12 MOTIVOS PARA CONSUMIR ÁGUA NAS ESTAÇÕES FRIAS DO ANO

Partindo de uma analogia pouco convencional, mas que retrata bem a importância da água para nossa saúde, perguntamos: você consegue andar de carro sem combustível? Não né. A pergunta pouco ortodoxa ilustra bem a importância do consumo de água pelo ser humano, principalmente em estações com baixa temperatura.

 

No frio nosso primeiro impulso é beber menos água e comer mais – aí se vai todo o esforço da dieta…  Ao contrário do que muita gente pensa, beber água em dias frios é tão importante quanto no verão, pois indiferente da temperatura nosso organismo necessita manter um bom nível de hidratação,

 

A água tem uma importância vital para o organismo humano, que precisa estar equilibrado para funcionar corretamente, pois além de ajudar a regular a temperatura corporal, mantém a pele hidratada e previne doenças pulmonares e respiratórias, características dessa época do ano.

Confira alguns benefícios da água à sua saúde:
1 – Controla a pressão sanguínea
A água aumenta a atividade do sistema nervoso, responsável pela circulação nos vasos sanguíneos, prevenindo o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo. Tal efeito é perceptível mesmo em pessoas jovens, que não apresentam problemas no sistema cardiovascular
2 – Previne cãibras
As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio na quantidade de água na musculatura, causando sua contração involuntária. Assim, beber água regularmente ajuda a manter o equilíbrio das células musculares.
3 – Protege o coração
Estudos indicam que beber água regularmente diminui as chances de ataque cardíaco. Isso acontece porque o sangue ficaria mais diluído, fluindo com maior facilidade pelos vasos sanguíneos.
4 – Melhora o funcionamento do intestino
A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e formação de gases.
5 – Aumenta a resistência física
Durante exercícios físicos, a perda de água pelo suor faz com que nosso desempenho piore, exigindo maior cuidado com a hidratação. Além dela, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, melhorando o rendimento em alguns esportes.
6 – Limpa o organismo
O consumo de água é vital para o bom funcionamento do organismo, já que quando não nos hidratamos corretamente,
retemos substâncias tóxicas e prejudiciais, abrindo o caminho para o surgimento de algumas doenças.
7 – Protege contra pedra nos rins
Quanto mais água bebermos, mais o nosso sangue circulará e ficará diluído, facilitando o trabalho dos rins na hora de excretar nutrientes que não são mais necessários em nosso organismo.
8 – Transporta nutrientes
Sem a água, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes, como vitaminas e minerais, para nossas células.
9 – Ajuda a emagrecer
O hábito de beber água constantemente também ajuda na perda de peso. Isso se deve ao fato de aumentar a atividade do sistema nervoso, que eleva o nível de energia gasta. Uma pessoa que bebe três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano.
10 – Protege os olhos
Manter o organismo com níveis de água elevados protege os olhos contra ressecamento, inflamações e infecções.
11 – Facilita a absorção de vitaminas
Algumas vitaminas, como B e C são hidrossolúveis, ou seja, só são transportadas pelo organismo com a presença de água.
12 – Mantém a pele jovem
Um dos primeiros sinais da desidratação se dá na pele e nas mucosas. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele.

Viu como é importante? Especialista recomendam 8 copos de 250ml, ou você pode controlar o volume consumindo 4 garrafinhas de ml ou uma de dois litros ao dia.

Estabelece uma rotina, como por exemplo, um copo de água por hora, durante 8 horas. Aqui a criatividade é livre, principalmente se for para você se manter saudável.

Águas de qualidade da Fonte Sarandi

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário