A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO PARA TRANSFORMAR SEUS EXERCÍCIOS EM MÚSCULOS

Tamanho e Força Muscular

Você sabia que apenas uma pequena perda de 4% de água pode causar uma diminuição de força muscular e resistência? Quanto mais desidratado você se torna, mais força perderá. E, se continuar treinando, quando estiver desidratado, sua força e tamanho muscular diminuirão. Isso mesmo! Para manter 100% de sua força, você DEVE ficar totalmente hidratado durante todo o treino.

Especialistas descobriram que, quando os níveis de água diminuem em nosso organismo, há um encolhimento das células, o que causa a degradação da proteína muscular. A pesquisa descobriu que o conteúdo de água dentro de uma célula muscular (miócitos) desempenha um papel crítico na degradação muscular. A manutenção de níveis de hidratação adequados reduzirá a degradação de proteínas e ajudará na síntese delas.

Perda de energia

A desidratação faz com que seus níveis de volume de sangue caiam, o que leva à tontura e fadiga. Treinar desidratado não apenas atrapalha seu desempenho, mas também aumenta o risco de se machucar. Desidratação e treinamento não se misturam!

Temperatura corporal

O nosso corpo mantém uma temperatura constante de cerca de 37 graus. E, para isso, ele regula a temperatura, transferindo o calor dos nossos músculos para a água. Esta água aquecida é excretada através de nossa pele na forma de suor. Assim como um carro precisa de um sistema de refrigeração de água para manter o motor funcionando com desempenho máximo e de superaquecimento, nossos corpos também usam água em um sistema de refrigeração, porque nossos músculos geram calor durante o exercício. E assim como um motor de carro superaquece e desacelera sem água, o mesmo acontecerá com nossos músculos.

Sistema de digestão

Ganhar músculo requer boa digestão e absorção de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras). Beber bastante água (especialmente durante e após as refeições) ajuda na digestão e na manutenção de um sistema digestivo saudável.

A água também é um componente imprescindível na produção de saliva e sucos gástricos, que são cruciais na digestão adequada dos alimentos.

Transporte e Resíduos

A água é responsável pelo transporte de oxigênio, gordura, glicose (energia) e outros nutrientes para as células. Ao mesmo tempo, a água remove produtos residuais inibidores de desempenho, como o ácido láctico e o dióxido de carbono dos músculos em atividade.

Sem essa remoção de resíduos pela água, seríamos envenenados até a morte por todos os resíduos do corpo.

Lubrificação

A água fornece amortecimento e lubrificação entre as articulações. Problemas de dor ao redor das articulações são muito comuns entre fisiculturistas. Manter a hidratação e a saúde das articulações é uma parte vital do nosso treinamento no longo prazo.

Então, se você não beber água suficiente, poderá prejudicar todos os aspectos de sua fisiologia. Dr. Howard Flaks, especialista em bariátrica (obesidade) em Beverly Hills, Califórnia, diz:

“Por não beber bastante água, muitas pessoas incorrem em excesso de gordura corporal, pobre tônus muscular, diminuição da eficiência digestiva, aumento da toxicidade no corpo, dor nas articulações e músculos e retenção de água.”

QUANTA ÁGUA PRECISO PARA CONSTRUIR MÚSCULOS?

A quantidade de água que uma pessoa deve consumir diariamente é um assunto controverso. O padrão de 8 copos de água por dia, prescritos em todo o lugar, não será suficiente para os que procuram ganhar músculos. Isso é bom para um indivíduo comum, que consome cerca de 2.000 cals por dia sem muita atividade, mas um fisiculturista exige muito mais do corpo.

Por isso, seu consumo deve ser calculado da seguinte forma: 1L de água por 1.000 calorias gastas por dia. Então, alguém que queima 2.500cals, deve beber cerca de 2,5 litros diariamente.

 

 Fonte: http://www.espn.com.br/blogs/espnw/764196_a-importancia-da-hidratacao-no-fisiculturismo  – Rê Spallicci

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário