COMO SABER SE ESTÁ DESIDRATADO

A desidratação acontece quando nosso organismo utiliza ou perde mais líquido do que consome. Quando isso ocorre, o corpo não consegue realizar corretamente as funções normais. Vale citar que diversas causas podem levar ao quadro, como diarreia, febre, urinar em excesso ou ter acesso restrito à água de qualidade. Por isso, é muito importante ficar atento se algo está errado.

Quando a perda de água ultrapassa a normalidade pode desencadear um processo de desidratação. Além de gerar sintomas desagradáveis, se não for corretamente tratada, ela pode evoluir para um quadro clínico mais grave.

Abaixo elencamos alguns pontos a serem observados, assim podemos identificar e combater a desidratação.

 

  1. Mau hálito

“Se você não está produzindo saliva suficiente, você pode ter o crescimento excessivo de bactérias na boca, e um dos efeitos colaterais disso é o mau hálito”, diz o Dr. John Higgins, professor associado de medicina cardiovascular da Universidade do Texas em Houston e o chefe de cardiologia do Hospital Geral Lyndon B. Johnson, em Houston.

 

  1. Pele Seca

“Muitas pessoas pensam que as pessoas que ficam desidratadas ficam realmente suadas, mas, na verdade, à medida que você passa por vários estágios de desidratação, fica com a pele muito ressecada”, diz Higgins, acrescentando que a pele também pode parecer ruborizada.

Quando você aperta a pele de uma pessoa desidratada ela acaba permanecendo na mesma posição, e pode levar algum tempo para retornar à sua aparência normal e plana.

 

  1. Cãibras Musculares

A desidratação é apenas uma causa potencial de cãibras musculares, mas vale a pena considerar se você tiver cãibras durante o exercício, especialmente em clima quente.

“Quanto mais quente você fica, maior a probabilidade de ter cãibras musculares, e isso é resultado de um efeito de calor puro nos músculos. Alterações nos eletrólitos, como sódio e potássio, também podem causar cãibras musculares”, diz Higgins.

Mesmo em climas mais frios, a desidratação é possível se você não ingerir líquidos suficientes durante o exercício físico. De acordo com Higgins, os sintomas podem ser mais leves ou mais lentos, mas a desidratação acarreta os mesmos riscos, independentemente da temperatura externa.

 

  1. Febre e calafrios

Se o seu corpo estiver gravemente desidratado, poderá sentir febre e arrepios. A febre, por sua vez, pode agravar a desidratação, e quanto maior a febre, mais desidratado você pode se ficar.

Em bebês, a chamada febre de desidratação pode se desenvolver se houver ingestão inadequada de líquidos, diarreia ou vômitos. Qualquer febre em um bebê ou criança é motivo de preocupação. Pergunte ao seu pediatra para obter orientações sobre quando pedir ajuda.

 

  1. Dores de cabeça

Mesmo desidratação leve pode causar uma dor de cabeça e até mesmo provocar uma enxaqueca. Como muitas vezes não está claro o que está causando a dor de cabeça, beber um copo cheio de água e continuar a beber mais líquidos durante o dia é uma maneira fácil de aliviar sua dor se, de fato, a desidratação estiver contribuindo para isso.

 

Teste rápido para identificar desidratação

Use dois dedos para apertar a pele nas costas da mão e solte a pele. A pele deve retornar à sua posição normal em menos de dois segundos.

Verifique sua urina. Se você estiver bem hidratado, sua urina ficará mais clara com um tom amarelo (a cor da limonada leve antes de atingir a tigela). Mais escuro amarelo ou laranja são as cores de alerta a serem observadas. Se você vir essas cores, comece a beber líquidos e procure imediatamente  um médico.

 

Dicas para ficar hidratado

Quando se trata de ingestão diária de água, o Instituto de Medicina recomenda que a maioria das mulheres receba cerca de 2,7 litros de água por dia (ou cerca de 12 xícaras) e a maioria dos homens recebe cerca de 3,7 litros por dia (ou cerca de 15 xícaras). Esses totais incluem água obtida de alimentos e bebidas como chá, leite e suco de frutas.

Fonte: Everyday Health

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