GRAVIDEZ PRECISA DE CARINHO E MUITA ÁGUA

Um dos momentos mais belos da vida de uma mulher, necessita de cuidados e atenção especial. Gerar uma vida tem significados profundos que poderíamos escrever um artigo somente sobre esse tema. Mas, vamos concentrar esse post num dos elementos essenciais para a vida e, em especial, neste momento tão significativo.  Os fluidos na gravidez é uma parte significativa da dieta, mas uma ingestão adequada de água é essencial para a sua própria saúde e o desenvolvimento do seu bebê. E isso nem sempre é fácil, principalmente se você tiver os famosos enjoos matinais. Mas não tem jeito: hidratação é palavra de ordem durante a gestação.

Para uma gravidez saudável, é essencial uma hidratação adequada. Essencial quer para suprir as perdas (urina, suor, fezes) quer para atingir as necessidades do organismo, no que respeita à formação do líquido amniótico. A desidratação durante a gravidez pode levar a sérias complicações, como por exemplo diminuição do líquido amniótico, produção inadequada de leite (durante a amamentação) ou mesmo parto prematuro.

Beber água proporciona uma melhoria da circulação sanguínea e a correta irrigação do útero e da placenta, permitindo que os nutrientes cheguem ao feto.

E a recomendação de beber água de forma regular não serve apenas para a hidratação da mãe. Beber água na gravidez é essencial para a formação do líquido amniótico e melhora na circulação sanguínea, algo fundamental para manter a saúde da placenta e garantir o desenvolvimento saudável do bebê. Ou seja: beber água potável de forma regular transforma a vida da mãe e do bebê para melhor e mais saudável.

Confira os benefícios mais importantes que a ingestão de bebida traz na gestação:

1. Estabilização da pressão: beber água na gravidez ajuda a estabilizar a pressão arterial e elimina toxinas que aumentam o risco de contrair infecção urinária, condições perigosas para a gestante.

2. Priorize a ingestão de água; quanto mais, melhor: a água não contém calorias, por isso auxilia a mãe nos hábitos de vida saudáveis ao longo de toda a gravidez. É necessário sempre priorizar a sua ingestão acima de qualquer outra bebida.

3. A água auxilia no cuidado com o peso: a água permite que o organismo transporte nutrientes e elimine resíduos, além de auxiliar na digestão correta dos alimentos e no cuidado especial do peso, necessário a ser cuidado no processo de gravidez.

4. Auxilia no funcionamento dos rins: a água ajuda muito os rins a trabalharem, o que melhora o trânsito intestinal e ajuda a regularizar o mesmo.

5. Diversos benefícios ao corpo: beber água regularmente na gravidez também ajuda a melhorar a redução de retenção de líquidos, a purificação de toxinas no sangue, a hidratação do saco amniótico, a redução dos riscos de hipertensão, o estado da pele e problemas como prisão de ventre, hemorroidas e até mesmo as náuseas matinais.

A água também tem um papel importante na prevenção da obstipação, hemorroidas, infeções urinárias e ajuda na fadiga, enxaquecas, retenção de líquidos e excesso de apetite.

Qual a quantidade?

Segundo a recomendações gerais de saúde a ingestão adequada de água durante a gravidez deve ser de cerca de 2,3 L (cerca de 10 copos).

Águas de qualidade da Fonte Sarandi
Este é um material informativo sobre  hidratação na gravidez. Consulte sempre o médico e/ou nutricionista. 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário