A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA: PARA OS ESTUDOS E PARA A VIDA

A RELEITURA DA ROTINA

De repente, PAH!
Nossa rotina mudou e você precisa se adaptar rapidamente.
E tudo começa a acontecer dentro de casa.
Os pais em home office.
As compras, pelo e-commerce.
Os amigos, pelos chats.
Os shows, pelas lives.
Os estudos, bem, os estudos também entraram no mesmo ritmo.
E para muitos estudantes, as vozes dos professores se mesclam entre latidos de cachorros ou programas de TV, e os livros e cadernos se perdem entre joysticks. Mas nada que impeça de seguirem seus sonhos e conquistarem seu objetivos.

A ÁGUA E OS ESTUDOS

Com todas essas mudanças em razão da pandemia, os cronogramas dos vestibulares de inverno de algumas instituições foram alterados. E muitos ainda irão ocorrer.
E a gente já sabe o quanto é importante se manter hidratado para o bom funcionamento do cérebro: beber água preserva a capacidade de memorização, melhora o humor, auxilia na concentração e ajuda a dormir melhor. E isso é fato.

Mas o que pode cair no vestibular sobre a água?

São 12 tópicos de cinco áreas do conhecimento que abordam o tema e que vamos compartilhar agora com você:

1. CRISES HÍDRICAS | No último ano, um dos assuntos mais discutidos nos noticiários foi a escassez de água nas grandes metrópoles brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, relacionadas tanto a aspectos naturais quanto à omissão de governantes.
2. GUERRAS PELA ÁGUA | Vale pesquisar os conflitos que já ocorreram pelo mundo pelo controle da água e rios importantes. Entre eles, as guerras no Sudão, a Guerra da Água (insurreição na Bolívia), a Guerra dos Seis Dias (pelo controle do rio Jordão), entre outros. Vale ressaltar também as atuais regiões de guerra que sofrem com a escassez de água e outros suprimentos básicos.
3. MATÉRIA E CÁLCULOS | Em química, foco nas propriedades da água e nos tipos de ligações químicas ocasionadas ou facilitadas pela água. Atenção também aos tópicos concentração e solubilidade.
4. TERMOQUÍMICA | Reações químicas e trocas de calor ocorrem também com absorção ou liberação de água.
5. EQUILÍBRIO QUÍMICO | Atenção aos cálculos de pH, equilíbrio iônico e produto iônico da água.
6. RIOS, AQUÍFEROS E POLUIÇÃO | Hidrografia é um assunto tão relevante no estudo da geografia física que exige um estudo à parte: as grandes bacias hidrográficas (do Brasil e do mundo), os aquíferos mais importantes (como o Guarani) e as consequências da poluição nessas regiões – por exemplo, no que afeta a agricultura familiar e a população ribeirinha.
7. OCEANOS | Ainda em hidrografia, as características de cada um dos cinco oceanos e as correntes marítimas que influenciam o clima de cada um dos continentes (lembre-se, sempre focado no Brasil). Fenômenos como tsunamis, maremotos e o El Niño também são importantes.
8. CITOLOGIA E FISIOLOGIA | Na citologia e na fisiologia animal, a água é solvente universal e elemento básico de sobrevivência para qualquer ser vivo.
9. VEGETAL | Além dos processos químicos envolvendo as células, a água participa da fotossíntese e do metabolismo dos vegetais.
10. ECOLOGIA | Um dos tópicos em que ela mais aparece: veja o talassociclo (divisão da biosfera que compreende os ecossistemas marinhos), a água como hábitat animal, os ciclos biogeoquímicos dos elementos e o problema da poluição.
11. TERMOLOGIA | Em física, são importantes os temas que envolvem as trocas de calor: temperatura, dilatação de corpos e líquidos, calorimetria e transformações gasosas. Todos usam como exemplo-base as propriedades da água.
12. HIDROSTÁTICA | Na área de mecânica, o empuxo é o assunto mais relacionado à água: procure os fundamentos do Princípio de Arquimedes para entender a troca de forças dentro de fluidos.

Agora, de posse dessas informações, sugerimos que você se hidrate adequadamente, desejamos que seus estudos sejam tranquilos e que você realize seus sonhos e concretize seus objetivos.

Bons estudos!
Boa prova!

Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/12-temas-sobre-agua-que-caem-no-vestibular/


_

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário