Bolinho de chuva com guaraná: nacionalidade portuguesa acompanhada de um refrigerante bem brasileiro

Proveniente de Portugal, se popularizando no Brasil através da obra das obras de Monteiro Lobato, encontrou no guaraná, bebida tipicamente brasileira, o seu par perfeito para os períodos de chuvas.

O bolinho de chuva, um prato típico do povo português, se tornou famoso no Brasil pela sua presença na obra de Monteiro Lobato, no Sítio do Pica-Pau Amarelo, quando era preparado pela Tia Nastácia. Já o guaraná, que tem sua história contada em post anterior neste blog, tem sua origem em contos da Amazônia, a partir da tribo Sateré-Mawé (click aqui e relembre a história).

A união do bolinho com guaraná dá aos dias chuvosos uma sensação de acolhimento aconchego e lembranças dos tempos de criança, pois afinal quem nunca passou uma tarde chuvosa em casa, em frente a tv com um pote de bolinho de chuva e um guaraná assistindo um bom filme ou desenho animado?

A história da criação do bolinho parte de uma tarde chuvosa em Portugal, onde as crianças da casa estavam entediadas e entristecidas por não poderem brincar ao ar livre.

A mãe destas crianças pensou em algo que pudesse entretê-las e ao mesmo tempo, alimentá-las. Foi quando fez os bolinhos e batizou-os de “bolinhos de chuva” ao cobri-los de açúcar e canela, após fritá-los.

Receita

Receita Bolinho de chuva para saborear com a família, amigos ou simplesmente sozinha em um dia que as memórias afetivas trarão conforto, acolhimento e bem-estar (típico do dia de chuva).

Ingredientes

2 ovos

2 colheres de açúcar

1 xícara de chá de leite

Trigo para dar ponto

1 colher de sopa de fermento

Açúcar e canela

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura. Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar. Quando estiver bem quente comece colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique cru por dentro

Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela. Você pode substituir a canela por chocolate em pó, que também pode ser acrescentado na massa sem grandes prejuízos.

 

Bolinho de chuva assado

Ingrediente:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de açúcar

3/4 de xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de fermento em pó

2 ovos

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque todos os ingredientes, menos o fermento e a farinha de trigo. Com ajuda de um fouet ou na batedeira, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha de trigo e o fermento peneirados, aos poucos, misturando bem até que tenham sido incorporados.

Disponha a massa em forminhas de empada metálicas untadas ou em forminhas de cupcake. Leve para assar em forno preaquecido a 200º C por aproximadamente 20 minutos.

Dica: você também pode rechear os seus bolinhos! Use banana, goiabada, doce de leite, creme de avelã, geleia e muito mais. Basta colocar o recheio no meio e cobrir com um pouco mais de massa.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário