O Clima frio se aproxima e nada melhor que uma bebida quente pra trazer o conforto e bem-estar, sem falar em aspectos medicinais que contribuem para uma vida mais saudável.
Hoje, no Brasil, só o Memento Fitoterápico sobre a farmacopeia nacional – desenvolvido pela ANVISA – apontam mais de 20 ervas testas e comprovadas em suas finalidades. Entretanto, cabe salientar que, infelizmente, esses estudos em nosso país andam em passos muito lentos, pois faltam incentivo às Pesquisas.
História
Reza a lenda que foi na China o nascimento do chá. O Imperador chinês Shen Nung, há em 4.700 (2737) a.C., fervia água quando algumas folhas próximas caíram no recipiente. Hoje, porém, outros países se destacam como produtores de chá de qualidade. Cada um possui uma característica específica.
Os melhores chás pretos do mundo são os indianos. Destaque para os produzidos na região de Assam, Darjeeling e Niligri. Já o Sri Lanka é conhecido por chás mais leves. Ultimamente as plantações de cafés do país têm dado espaço para a produção de chá. A China, por sua vez, é um dos principais países produtores dos blends, ou seja, das misturas de chás.
Sensação de bem-estar e conforto
Aromático e saboroso, é uma ótima opção para esquentar nos dias de outono e inverno, sem abrir mão nas demais estações, pois simplesmente, proporciona um sabor agradável ao paladar. E o melhor: além de proporcionar momentos de relaxamento, tem efeitos terapêuticos comprovados pela ciência como citamos anteriormente.
Como preparar um bom chá
Preparar uma xícara de chá uma boa xícara de chá requer alguns cuidados — são vários detalhes que fazem a diferença no sabor final da bebida. Siga o passo a passo e obtenha ainda mais sabor.
1 Esquente a água
Utilize sempre a melhor água possível, pois isso interfere no sabor do chá. A temperatura dependerá do chá que você estiver preparando ou das instruções que vem junto com ele. Abaixo preparamos uma tabela que você pode usar como base.
Utilize um termômetro ou uma chaleira elétrica com termostato que regule a temperatura da água. Caso não tenha algum desses equipamentos, uma dica é observar o ponto de ebulição da água.
2 Pré aqueça a xícara com um pouco de água
Despeje uma pequena quantidade de água quente na xícara para aquecê-la antes de começar a fazer o seu chá. Esse processo evita a queda rápida de temperatura quando a água é derramada sobre as folhas para fazer a infusão.
3 Acrescente o chá de folhas soltas
Você tem duas opções, colocar a erva direto na xícara ou usar um infusor. Quanto mais espaço as folhas tiverem para abrir, melhor. Por isso indicamos que os infusores sejam maiores. Se você não tiver um em casa, use uma peneira.
4 Acrescente a água e deixe em infusão
A orientação geral é uma colher de chá de erva (2,5 a 3 gramas) para cada 200 ml de água. Mas é possível alterar a quantidade de acordo com o gosto de cada pessoa e o tipo de erva que será usado. Siga o seu paladar.
Depois deixe em infusão pelo tempo indicado na embalagem do seu chá, ou siga a tabela abaixo como referência.
5 Hora de servir
E pronto! Agora é só aproveitar. Se quiser você pode acrescentar mel, leite, açúcar, limão, etc., para incrementar sua bebida. Ah, e alguns chás permitem que você faça reinfusão.
Se você quiser aprofundar o assunto vale a pena acessar o Diário do Chá, fonte para boa parte deste conteúdo.
Dicas de chá para climas frios:
- Chá de Capim Santo e Limão
Ingredientes:
300 ml de água;
1 folha de capim santo picada com tesoura;
1 gengibre sem casca e cortado em 4 pedaços de 0,5 cm;
1 rodela de centro de limão siciliano com casca.
Ferva a água e depois acrescente os seguintes itens: capim santo, gengibre cortado e limão siciliano. Desligue o fogo e tampe por, aproximadamente, 5 minutos. Coe e sirva. Se quiser, acrescente gelo, fica uma delícia também.
- Chá de casca de abacaxi, hortelã e gengibre
Ingredientes:
Casca da metade do abacaxi cortada em pedaços de 0,5 cm;
10 cm de gengibre cortado em lâminas;
1 xícara de folha de hortelã;
3 cardamomos;
Mel ou calda de Agave;
1 litro de água mineral.
Coloque o abacaxi e o gengibre em uma panela e, em seguida, adicione água mineral. Coloque no fogo e cozinhe por 20 minutos. Desligue, coe e adoce com mel. Acrescente as folhas de hortelã.
- Chá indiano
Ingredientes:
1/2 litro de água mineral;
3 bagas de cardamomo;
2 paus de canela;
2 cravos da índia;
3 cm de gengibre cortado em rodela;
1 colher de sopa de mel ou calda de Agave;
100 ml de leite de arroz sabor;
Folhas de hortelã.
Inicialmente, coloque todos os ingredientes para ferver em uma panela por 5 minutos, exceto o leite de arroz. Adicione-o por último e depois é só coar e saborear.
- Chá de infusão de flores
Ingredientes:
1 litro de água;
1 colher de sobremesa de rosa branca;
1 colher de sobremesa de flores de camomila;
1/2 colher de sobremesa de flores de lavanda.
Para fazer o chá é só adicionar os itens em um bule com a água fervente. Depois, coe e sirva.
- Chá com maçãs
Ingredientes:
1 L de água;
2 pedaços de canela em pau;
4 cravos;
1 maçã pequena descascada em pedaços;
2 saquinhos de chá mate;
Coloque para ferver a água com canela, o cravo e a maçã. Depois adicione o mate, desligue o fogo e abafe por alguns minutos.
- Chá de laranja e camomila
Ingredientes:
1/2 litro de água;
1 laranja descascada em pedaços;
2 sachês de camomila.
Primeiramente, ferva a água e adicione as laranjas e depois os sachês. Aguarde até que ferva por uns 2 minutos e sirva.
- Chá de gengibre
Ingredientes:
1 L de água;
2 colheres de gengibre picado;
1 rodela de limão sem casca;
Ferva a água por, aproximadamente, 10 minutos e coloque o gengibre e o limão. Abafe, coe e sirva.
- Chá preto diferente
Ingredientes:
1/2 litro de água;
4 cravos da índia;
1 unidade de canela em pau;
1 anis atrelado;
1 colher de gengibre ralado;
1 colher de essência de baunilha;
2 sachês de chá preto;
Pegue todos os ingredientes e coloque em uma panela com água e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Desligue e acrescente o sachê. Coe e sirva.