Devemos nos preocupar com o Sódio na água?

A água tem o papel de “dissolver” o sódio e outros sais presentes em nosso organismo. O excesso de sódio na alimentação pode causar retenção de líquidos, o que eleva a pressão arterial. Esse efeito pode ser ainda mais prejudicial em pessoas que sofrem de hipertensão, problemas renais ou outras doenças cardiovasculares. Calcula-se que, a cada 9 gramas de sódio ingerido, o corpo retém 1 litro de água. Indivíduos idosos ou pessoas em recuperação de cirurgias ou doenças são mais propensos a experimentar os sintomas do excesso de sódio.

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa que pode causar danos ao organismo por anos, sem apresentar sintomas. Complicações como aterosclerose, aneurismas, doenças coronarianas e insuficiência cardíaca podem ser consequências da pressão alta. Por essa razão, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo diário máximo de sódio seja de até 2.000mg. É importante evitar alimentos industrializados, como congelados, bebidas adoçadas artificialmente e outros produtos que contenham sódio como conservante.

É importante ressaltar que o sódio não deve ser eliminado completamente da dieta, pois é um elemento fundamental para o bom funcionamento das nossas células. No entanto, é necessário controlar o seu consumo para evitar problemas de saúde. Mas por que o sódio também está presente na água mineral?

Durante o seu trajeto pelo subsolo, onde normalmente se encontram as fontes de água mineral, o líquido pode absorver os sais presentes nas rochas com as quais entra em contato. É por isso que o local de onde a água é coletada está diretamente relacionado aos componentes presentes na água mineral. Em outras palavras, cada água mineral tem sua identidade própria (terroir).

Afinal, será que o sódio presente na água mineral faz mal à saúde? É importante destacar que o sódio encontrado na água mineral é de origem natural, resultado do processo de extração da água das fontes subterrâneas. Além disso, o sódio tem uma função fundamental no equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. No entanto, é preciso ficar atento ao consumo excessivo de sódio, principalmente em alimentos industrializados, que podem conter outros componentes prejudiciais à saúde. Nesse sentido, adotar uma alimentação mais equilibrada e reduzir o consumo de alimentos processados é uma medida importante para a saúde. Vale ressaltar que a quantidade de sódio presente na água mineral não é capaz de afetar negativamente a saúde, e o seu consumo pode ser benéfico quando associado a hábitos saudáveis.

A escolha da sua água mineral pode influenciar na quantidade de sódio no seu corpo. O ideal é procurar um equilíbrio entre um bom pH e bons níveis de minerais importantes para a saúde, como o vanádio e o potássio.

Sempre fique atento aos rótulos. A Água Mineral sarandi Alkaline possui 85,46 mg/L de sódio em sua composição, um valor muito menor que o limite máximo de 600 mg/L estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, possui cálcio, vanádio e potássio, minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Compartilhe

Deixe seu comentário