Exercícios aquáticos, como natação e hidroginástica, promovem o fortalecimento muscular e aprimoram a saúde cardiovascular e respiratória, além de possuírem a vantagem de reduzir o impacto através da água.
Essas atividades também podem reduzir o estresse nas articulações, promover a drenagem linfática e melhorar a postura corporal.
Bicicleta, esteira e até a prática do pilates, por exemplo, são alguns dos exercícios que tiveram sua prática ajustada para a piscina.
Por serem mais estimulantes, ao praticarem exercícios aquáticos, as pessoas sentem uma maior sensação de bem-estar físico e mental.
Esse tipo de exercício ajuda a diminuir o estresse e controlar a ansiedade, pois ao aprender a controlar a respiração debaixo da água, as pessoas passam a controlar melhor a ansiedade no seu dia a dia.
.
Exercícios aquáticos, assim como os outros feitos fora da água, liberam endorfina no sistema nervoso central, substância que dá uma sensação analgésica e de bem-estar no corpo.
No entanto, é fundamental utilizar adequadamente os equipamentos, além de sempre adotar medidas de segurança e buscar a orientação de um profissional qualificado.
Por fim, e não menos importante, mantenha-se bem hidratado durante a realização desses exercícios, mesmo que sejam executados dentro da água.