POR DENTRO DO UNIVERSO DAS ÁGUAS MINERAIS

Por mais simples que pareça a maioria dos consumidores não conhecem a definição de água mineral. As águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas e que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas diferentes das águas comuns. Estas características podem aferir às águas minerais ações medicamentosas.

Existe toda uma classificação de acordo com a composição química, origem da fonte, temperatura e gases presentes, o que dá a cada tipo de água propriedades específicas e diferentes.

O consumidor encontra no mercado uma imensidade de opções e, até mesmo, a possibilidade de conjugar sua dieta com águas específicas, seja para agradar o seu paladar, harmonizando com alimentos, como para benefícios específicos de sua saúde. Sugerimos aqui ler a matéria ÁGUA: SINÔNIMO DE REQUINTE E GLAMOUR, neste próprio blog.

Hoje é importante, que ao adquirir água em seus locais habituais de compra, o consumidor desenvolva o costume de consultar o rótulo para saber qual tipo de água está adquirindo, pois ali tem toda sua composição química, possibilitando assim  ter uma escolha consciente, tanto para uso com propósitos medicinais ou, simplesmente, para harmonizar com outras bebidas ou alimentos.

“Além de ser, de modo geral, um poderoso suplemento nutricional, existem águas minerais com as mais diversas propriedades terapêuticas. As fluoretadas, por exemplo, são indicadas para a saúde dos dentes e ossos. O seu consumo é recomendado pela Organização Mundial da Saúde para prevenir doenças da boca. As brometadas são sedativas e tranquilizantes, ajudam a combater a insônia e o nervosismo. A sulfatada atua como anti-inflamatório e antitóxico” de acordo com matéria publicada no site da ABINAM – Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais.

O que é uma água 100% natural

São as águas obtidas diretamente de fontes naturais sem alteração de sua qualidade, características naturais e de pureza. Todos os elementos são mantidos e não há adição de nenhum outro. Suas características são 100% conservadas da mesma forma que se encontra nas fontes e reservatórios naturais.

Todas as etapas de produção obedecem a rigorosos padrões nacionais e internacionais de higiene, da captação até a mesa do consumidor.

Saúde no copo

As águas minerais oferecem contribuições à nutrição e à saúde do organismo. Por exemplo: Flúor (prevenção de cáries), Sódio (músculos e nervos), Magnésio (previne hipertensão), Cromo (regula taxas de açúcar no sangue), Cobre (absorve ferro na forma de hemoglobina), Manganês (sistema reprodutivo), Zinco (sistema imunológico), Cálcio (osteoporose), Bicarbonatos (nível de acidez no estômago) e Sulfato (digestão).

Hoje o consumidor pode encontrar água mineral em diversos tipos de embalagens, que vão de 300ml à 20 litros, com uma variedade incrível de embalagens, de acordo com as necessidades e características de cada momento.

Tipos de águas e sua relação com a saúde

  • Sulfurosa: indicada para problemas articulares, do aparelho digestivo e doenças de pele. É também cicatrizante.
  • Ferruginosa: ajuda a combater a anemia e estimula o apetite. É indicada também para parasitose.
  • Carbogasosa: eficaz contra a hipertensão arterial, repõe a energia e é também diurética e digestiva.
  • Radioativa: ajuda a dissolver cálculos renais, favorece a digestão, alivia cólicas estomacais e intestinais. Também atua como calmante.
  • Alcalina-bicarbonatada: é digestiva e diurética. Auxilia no tratamento de esofagite e úlceras.
  • Magnesiana: laxante, contribui para o bom funcionamento do estômago e do intestino. Em excesso pode provocar diarreia.
  • Carbônica: reduz o apetite e auxilia na hidratação da pele.
  • Iodetada:  apropriada para inflamações de faringe, insuficiência da tireoide, reumatismo e problemas no fígado e rins.
  • Litinada:  auxilia na depuração do ácido úrico. Também é calmante, devido ao efeito sedativo do lítio.
  • Alcalino-terrosa cálcica: ajuda a repor deficiência do cálcio no corpo.
  • Cloretadas: indicadas para moléstias gastrointestinais e gástricas.
Águas de qualidade da Fonte Sarandi

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário