QUENTÃO SEM ÁLCOOL. UMA DICA SAUDÁVEL PARA FESTAS JUNINAS

Todos os anos, no mês de junho, santos populares são lembrados e celebrados com festa: Santo Antônio no dia 13 de junho, São João no dia 24 de junho e São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho. A conhecida Festa Junina.
Esta tradição foi trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus e hoje é parte importante da cultura brasileira.
Trajes típicos, danças, brincadeiras, comidas e bebidas específicas fazem parte desta celebração onde pessoas se encontram e comemoram com entusiasmo.
Neste ano de 2020, esta época precisará ser comemorada de uma maneira diferente, mas nada que lhe impeça de se divertir e saborear as comidas e bebidas características da festa junina.

QUENTÃO: UMA PRESENÇA INDISPENSÁVEL

Uma bebida que marca presença nas Festas Juninas é o quentão.
Não há um consenso sobre sua origem. Há informações de que esta bebida era consumida desde o Império Romano e que ao ser trazida para a América foi sendo modificada, outras já falam que a bebida surgiu no interior de Minas Gerais e São Paulo, e há ainda quem diga que sua origem tem ligação ao ciclo da cana-de-açúcar durante a colonização.
Mas, independente de sua origem uma coisa é certa: o quentão é uma bebida clássica das festas juninas e muito apreciada pela maioria.

A QUALIDADE DOS INGREDIENTES

Uma bebida saborosa e que esquenta em climas mais frios, pode ser preparada com diversos ingredientes, desde o tradicional vinho tinto até aquelas receitas que acrescentam frutas em sua preparação. Escolher ingredientes que tenham boa qualidade e procedência, conferem a sua receita de quentão garantia de qualidade e sabor.
Hoje vamos compartilhar com você uma receita de quentão sem álcool, super simples e que pode ser apreciada por todos.

 

QUENTÃO SEM ÁLCOOL

INGREDIENTES
1 garrafa de 500 ml de suco de uva
3 garrafas de 500 ml de ÁGUA MINERAL SARANDI ALKALINE
500 g de açúcar
100 g de gengibre
Canela em pau (a gosto)
10 g de cravo
2 limões em rodelas

MODO DE PREPARO
Coloque o suco, a água e o açúcar em uma panela.
Deixe aquecendo.
Depois coloque o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas dos limões em um tecido, pode ser em um pano de prato bem limpo.
Em seguida, coloque esse sachê dentro da panela.
Deixe levantar fervura, cerca de 10 minutos e está pronto o quentão.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Obs: o sachê para os ingredientes (cravo, canela, gengibre e limões) é usado para que não fiquem resíduos na hora de servir a bebida.
Você pode optar por coar a bebida.

 

 

Fontes:

https://www.tudogostoso.com.br/receita/23171-quentao-sem-alcool.html
https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2020/06/12/classico-junino-quentao-nasceu-no-improviso-e-pode-ganhar-varias-versoes.htm
http://www.caminhodovinho.tur.br/a-origem-do-quentao/#:~:text=%C3%89%20o%20caso%20do%20quent%C3%A3o,com%20pinga%2C%20gengibre%20e%20especiarias.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Deixe seu comentário