Nota Explicativa sobre o Relatório de Transparência Salarial
Em cumprimento à Lei nº 14.611/23, ao Decreto nº 11.795/23 e à Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) nº 3.714/23, estamos disponibilizando o Relatório de Transparência Salarial, elaborado pelo MTE a partir de dados do sistema e-Social referentes ao ano de 2022.
O documento apresenta informações agrupadas pelos 10 principais grupos de ocupações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), que reúnem mais de 2.600 funções distintas. Esse método de consolidação, entretanto, pode gerar distorções, pois não considera as particularidades de cada cargo, como responsabilidades, atividades específicas, tempo de serviço, produtividade ou habilidades técnicas. Além disso, também não leva em conta acordos coletivos, legislações específicas e o disposto no art. 461 da CLT.
Outro ponto relevante é que o relatório inclui nas médias salariais valores de horas extras, sem diferenciar a motivação ou a frequência desse trabalho adicional entre homens e mulheres, o que impacta ainda mais a análise.
Dessa forma, reforçamos que os resultados apresentados pelo MTE não refletem a realidade da nossa empresa.
Na Fonte Sarandi, temos como propósito “Ser Mais do Que Água Para Todos”. Isso significa atuar com seriedade, transparência e compromisso com pessoas, comunidades e o meio ambiente. Reiteramos que seguimos firmemente a legislação vigente e mantemos nosso compromisso de promover a igualdade de oportunidades e remuneração, sem qualquer forma de discriminação por sexo, raça, etnia, origem ou idade.
👉 [Clique aqui para acessar o Relatório de Transparência Salarial]